Ligar-se a nós

Politica

Margareth Nanga e Amélia Varela confirmadas novas juízas conselheiras do Tribunal Constitucional

Publicado

em

Os deputados aprovaram por unanimidade as propostas apresentadas pelo MPLA e UNITA, Amélia Augusta Varela e Emiliana Margareth Morais Nanga, foram confirmadas novas juízas conselheiras do Tribunal Constitucional, durante a votação final global, durante a segunda Reunião Ordinária, da 3a Sessão Legislativa da V Legislatura.

Os juízes Conselheiros do Tribunal Constitucional são designados para um mandato de sete anos não renováveis.

O parlamento angolano fez movimentações em que tomaram posse em substituição de igual número que suspenderam os mandatos por incompatibilidade de ocupação de cargos públicos e, cessão definitiva por se terem filiado a partido diferente que os elegeu.

Luís Pizarro, Maurílio Luiele, Amilcar do Nascimento, Januário Mussambo, Cecília de Barros, António Saúde Cabina, Anastácio Ruben Sicato, Rita Mateus Júnior, João Vindes e Fernanda Nguissi.

Sobre as movimentações dos deputados, o destaque recai para a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, por cessação da suspensão de mandato, e do deputado Abel Epalanga Chivukuvuku, do grupo parlamentar da UNITA, substituído definitivamente por se ter filiado a um partido contrário do qual foi eleito no pleito de 2022.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD