Connect with us

Lusofonia

Marcelo teve conversa “muito interessante” com Lula sobre “equilíbrio geopolítico”

Published

on

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, que este domingo se reuniu com o antigo Presidente brasileiro Lula da Silva, afirmou que falaram da guerra na Ucrânia e do “equilíbrio geopolítico”, numa conversa “muito interessante”.

O encontro entre Marcelo Rebelo de Sousa e Lula da Silva – que defrontará o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, nas eleições presidenciais de 2 de outubro – realizou-se na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, e durou cerca de uma hora e 45 minutos.

“Falámos dos temas mundiais importantes, muito importantes, como é que o Presidente Lula via a questão da Ucrânia, a duração da guerra, os efeitos da guerra, o equilíbrio geopolítico, a situação económico-social”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, no fim da reunião.

Segundo o Presidente português, “foi uma análise muito, muito abrangente, muito longa, por isso mesmo muito abrangente, mas muito interessante”.

No sábado, à chegada ao Rio de Janeiro, Marcelo voltou a desvalorizou a situação. O Presidente brasileiro terá desmarcado o almoço em Brasília, ao saber que Marcelo iria manter o encontro com Lula da Silva.

O chefe de Estado desdramatizou e disse que a viagem não tem qualquer intenção de intervir na política interna.