Ligar-se a nós

Destaque

Manutenção de Samakuva na liderança da UNITA com campanha nas redes sociais

Publicado

em

Lourenço António, secretário da presidência do partido para a Comunicação e Imagem, Altino Kapango, secretário no Namibe, e Sediangani Mbimbi, antigo presidente do PDP-ANA e que aderiu à UNITA, são alguns rostos daqueles que defendem a continuidade de Samakuva.

Num artigo publicado na sua página do Facebook, Lourenço António fala daquilo que considera ser o apoio que o líder da UNITA granjeia no seio do partido e em “várias franjas da sociedade”. O jornalista sublinha que o Comité Permanente da Comissão Política, órgão de cúpula do partido e que já foi informado de forma oficial do desejo de Samakuva, apenas se limitou  a afirmar em comunicado que tinha “tomado nota da decisão pessoal do presidente do partido”. 

Com isso, Lourenço António quer dizer que a materialização do desejo de Samakuva passa por uma aceitação da direcção do partido. “De vários sectores do partido e da sociedade chegam indicações de que é agora que Isaías Samakuva deve permanecer na direcção da UNITA, com argumentos de que as esperanças dos angolanos continuam a ser depositadas na UNITA e no seu líder. Dizem que é agora, como bom caçador, que Isaías Samakuva não deve quebrar a azagaia, mas continuar a caçar presas”, sustentou o político, ao justificar a necessidade da permanência do actual presidente, que se encontra à frente do partido desde 2003.

Na óptica de Lourenço António, os militantes do partido estão a recomendar que a Comissão Política, que se vai reunir em data ainda não indicada, mas antes do fim do ano em curso, “tenha a sabedoria e atitude madura de demover o Dr. Samakuva da sua posição pessoal”.

Altino Kapango, secretário da UNITA no Namibe, outro dirigente  que defende a continuação de Isaías Samakuva, chegou a ter um aceso debate, numa página do Whatsapp, com o jornalista Carlos Alberto, recentemente indicado pela UNITA para integrar o conselho directivo da Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana (ERCA). No “Grupo de Ideias”, em que participaram figuras de proa da UNITA, o jornalista mostrou-se céptico quanto ao futuro do partido, caso Samakuva continue no leme.

“Quem sabe se Samakuva continuar à frente da UNITA seria a morte garantida para o partido em 2022!”, sugeriu Carlos Alberto. Em reacção, Altino Kapango afirmou que cada um tem a sua opinião e se deve respeitar as opiniões alheias. Mas considera que “só beneficia a UNITA e o país que o Dr. Samakuva continue na liderança do partido, até à realização do congresso ordinário (previsto para 2019)”. 

O secretário da UNITA no Namibe defende, assim, que Samakuva saia apenas em 2019, altura em que termina o seu último mandato iniciado há dois anos. “Salvo se alguém se predispuser a arranjar dinheiro para o partido ter de realizar dois congressos em dois anos”, sublinhou Altino Kapango, numa alusão à hipótese de realização de um conclave de carácter extraordinário.

Sediangani Mbimbi também é pela continuidade do actual presidente. “Deixem o Samakuva. Ele é o melhor líder neste momento de grandes batalhas”, afirmou o político, também no “Grupo de Ideias” do Whatsapp . 

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD