Connect with us

Opinião

Manutenção e Gestão de Activos: uma necessidade, um imperativo dos nossos dias

Published

on

Por: Vicente Inácio
Presidente da Associação Angolana de Manutenção e Gestão de Activos (AAMGA)

Caiu o pano sobre a quarta edição do Congresso de Manutenção e Gestão de Activos, em Luanda. Durante dois dias (17 e 18 de Novembro) gestores dos mais diversos sectores da economia nacional e internacional, sentaram-se em torno de diversas abordagens porém, o foco central foi: “A manutenção e gestão de activos como alavanca do desenvolvimento sustentável”.  

Em paralelo com a agenda das Nacões Unidas, voltada para o tema da sustentabilidade, seja ela econômica e social, a AAMGA (Associação Angolana de Manutenção e Gestão de Activos), entidade promotora, trouxe para a mesa de debates “O contributo da Manutenção e Gestão de Activos para a sustentabilidade económica”, onde o prelector foi o Engº, Joaquim Vieira, representante da APMI. 

O tema referente a “Como nasce um avião”, bastante actual e pertinente, para a nossa companhia de bandeira, foi apresentado pelo Engº Nelson Oliveira da ANAC. 

 Em simultâneo, aconteceu também o 9º Encontro  de Manutenção  dos Países  de Língua Oficial Portuguesa. 

A manutenção e a gestão de activos constitui um assunto de capital importância para  o desenvolvimento econômico  dos países e Angola não foge a regra, tendo em conta que possui imensos activos que necessitam de manutenção e de uma boa gestão, sejam os que estão sob alçada das empresas públicas tal como das privadas. 

A falta de uma cultura de manutenção e gestão dos activos da maioria das infra-estruturas existentes em Angola coloca o nosso país num campo de “alerta permanente” já que muitos dos activos de empresas e instituições precisam de ser preservados e mantidos para que tenham períodos longos de vida e sirvam as presentes e futuras gerações.

Ao trazer à debate a necessidade de se abordar a problemática da manutenção e gestão de activos, a AAMGA coloca a abordagem deste importante tema para a cabeceira  dos gestores das empresas, instituições publicas e privadas e não só, já que constitui,  além de uma necessidade premente o tratamento desta temática, também a troca de ideias  sobre o assunto.

Um dos aspectos importantes para esta problemática será, sem dúvidas o tema da normalização em Angola, referindo-se propriamente nas normas NA ISO 55000, 55001 e 55002 de gestão de activos, a manutenção de activos no sector aéreo e no sector petrolífero, o papel da manutenção na produtividade das empresas, o impacto da segurança e saúde na manutenção e gestão de activos do uso da tecnologia na manutenção e gestão de activos.

A gestão de activos ajuda na usuabilidade e confiabilidade e na redução de custos, na produtividade e planeamento, resultado  na qualidade de serviços, maximização de resultados e de maior segurança.

Com a gestão de activos se faz a manutenção preventiva e periódica, tendo em conta a implementação dos planos de manutenção e de controlo de resultados, obrigando as empresas e instituições estabelecer um  nível de manutenção.

No encerramento feito pelo Engº Simão Cacete, Presidente do Conselho Fiscal da AAMGA destacou da necessidade da continuidade da promoção e divulgação das melhores práticas de manutenção juntos das Empresas, Instituições de Ensino e Estudantes no geral.

A AAMGA reafirma a sua vontade de continuar a contribuir pelo desenvolvimento de uma cultura de manutenção em Angola!

 

Congresso Nacional de Manutenção e Gestão de Activos reúne diversos especialistas em Luanda

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *