Connect with us

Politica

Manuel Rabelais começa a ser julgado a 9 de Dezembro

Published

on

O antigo director do extinto Gabinete de Revitalização da Comunicação Institucional e Marketing da Administração (GRECIMA), Manuel Rabelais, começa a ser julgado a 9 deste mês, no Tribunal Supremo.

O facto foi anunciado, nesta terça-feira, 01, em Luanda, pelo juiz conselheiro Daniel Modesto, que considera criadas as condições para o julgamento.

Manuel Rabelais é acusado de crimes de peculato, violação de normas de execução do plano e orçamento, recebimento indevido de vantagens e branqueamento de capitais.

Os crimes de que é indiciado o actual deputado da Assembleia Nacional pelo Grupo Parlamentar do MPLA referem-se ao período 2016-2017, enquanto director do GRECIMA.

Além do ex-ministro da Comunicação Social, está arrolado no processo, como arguido, Hilário Santos, então assistente-administrativo do GRECIMA.

No âmbito deste processo, Manuel Rabelais viu levantadas as suas imunidades parlamentares e suspenso o mandato pelo Parlamento.

A decisão, que surgiu no âmbito de uma solicitação do Tribunal Supremo, foi “selada” pelos parlamentares com 170 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção.

De acordo com o juiz Daniel Modesto, que falava à Rádio Nacional de Angola (RNA), espera-se que este julgamento venha a ser demorado, atendendo os crimes a que o arguido e os seus colaboradores são acusados.

Para além do “caso Manuel Rabelais”, o magistrado informou que existem mais cinco processos de fórum especial em fase final.

Anunciou que poderão ser julgados muito brevemente, sem, no entanto, avançar mais dados sobre as entidades envolvidas.

Por Angop 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Colunistas

© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD