" />
Conecte-se agora

Politica

Manuel Augusto em Addis Abeba para cimeira da UA

O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, chegou essa tarde em Addis Abeba, Etiópia para participar, em representação do Presidente da República, João Lourenço, na 32ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), que arranca domingo.

Angop

Publicados

on

- Manuel Augusto - Manuel Augusto em Addis Abeba para cimeira da UA

A Cimeira 32ª Cimeira, a decorrer sob o tema “Ano dos Refugiados, retornados e deslocados internos: Soluções duráveis para o deslocamento forçado em África”, será presidida pelo Presidente do Egipto, Abdel Fattah Al-Sisi, que assume a presidência rotativa da organização, a partir deste domingo (10).

A reunião das lideranças africanas será marcada pela análise das mais importantes questões da actualidade, como a implementação da decisão da reforma da organização, as eleições realizadas em 2018 no continente, a integração regional, a situação de paz e segurança, a situação humanitária e a análise do orçamento para 2019.

Durante a sessão, o Presidente do Rwanda, Paul Kagame, que cessará as suas funções enquanto líder da organização continental, deverá apresentar um relatório sobre o processo de reformas em curso na instituição, como resultado da 11ª Sessão Extraordinária da Cimeira dos Chefes de Estado sobre reformas, realizada de 17 a 18 de Novembro de 2018.

Na sessão, o presidente da comissão da União Africana deve apresentar um relatório sobre a situação de paz e segurança em África e as acções empreendidas pela organização relativas a matéria em 2018.

A situação de crises no continente, sobretudo em países como a RDCongo, RCA, Líbia, Sudão, Sudão do Sul, Burundi, Somália, e informações actualizadas sobre a implementação do roteiro mestre para silenciar as armas até 2020, bem como os processos eleitorais realizados em 2018 na RDCongo, Serra Leoa, Camarões e São Tome e Príncipe , também farão parte do relatório de paz e segurança.

A Cimeira abordará também a questão do combate ao terrorismo e ao extremismo violento em África.
Além do ministro Manuel Augusto, encontram-se  em Addis Abeba a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, o secretário do Estado das Relações Exteriores, Tete António e outros responsáveis do Mirex.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (191)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (10)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (46)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD