Politica
Manifesto jurídico do povo Lundês divulga verdadeiro mapa de Angola
O Presidente e Fundador do Manifesto Jurídico Sociológico do Povo Lundês, Jota Filipe Malakito, defende a necessidade de se divulgar no País e no estrangeiro o verdadeiro mapa de Angola. O político apresentou recentemente a presidência da União Africana, em Addis Abeba, Etiópia, uma lona ilustrativa contendo todos os elementos constitutivos da província de Angola e do Estado Lunda-Tchokwé.
Além dos simbolos culturais dos Tchokwés, a lona ilustrativa apresenta também, aquilo a que Jota Filipe Malakito designa como o verdadeiro Mapa de Angola, apresentado por Portugal à Conferência de Berlim em 1885.
Justificando a presença dos antigos mapas de Angola na referida lona, Jota Filipe Malakito advoga que o território Angolano termina no rio Luíu, começando daí para as restantes terras do Leste de Angola, o território do Estado Lunda-Tchokwé. Por isso, segundo o político é imperativo que os angolanos conheçam de facto o verdadeiro mapa de Angola para entenderem melhor a luta do povo Lunda e deixarem de pensar que a iniciativa é sua intenção individual.
Abaixo, o mapa ilustrativo em língua portuguesa: