África
Manifestações marcam anúncio dos resultados das eleições em Moçambique
De acordo com o jornalista moçambicano Romeu Carlos, os resultados das eleições em Moçambique não estão a ser bem recebidos pela população que aderiram às manifestações convocadas por Venâncio Mondlane.
Romeu avança que, neste momento, a cidade de Maputo está a viver uma agitação com focos de tumultos em alguns bairros suburbanos da capital, e em outros pontos há relatos de mortes de civis e até de polícias.
“Espera-se que as autoridades policiais consigam controlar o ambiente que se vive naquele país”, segundo o jornalista.
Daniel Chapo, da Frelimo, foi oficialmente declarado vencedor das presidenciais de Moçambique com 70,67% dos votos.. O anúncio dos resultados feito hoje pela CNE acontece no primeiro de dois dias de greve geral e manifestações em todo o país, convocadas pelo candidato Venâncio Mondlane contra o processo eleitoral deste ano.
De acordo com o anúncio da Comissão Nacional de Eleições em Moçambique, o candidato do Podemos chegou em segundo lugar com cerca de 20% dos escrutínios.
O Presidente da Comissão Nacional de Eleições de Moçambique, Carlos Matsinhe, apresentou os números da vitória do candidato presidencial da Frelimo com mais de 50% dos votos em todos os círculos eleitorais do país.