Politica
Manifestação em Cabinda termina com várias detencões
Em declaracões ao Correio da Kianda via telefone, António Tuma, secretário Adjundo para informacão e comunicacão do Movimento independista de Cabinda, disse que mais de 15 pessoas foram detidos nesta terca-feira pelas autoridades de cabinda, durante as manifestacões que tiveram início nas primeiras horas desta terca-feira.
Segundo Tuma, as detencões ocorreram nas imediacões do cemitério do zangoio, vulgarmente conhecido pela parada dos fieis, quando um número consideravel de manifestantes foi surpreendido pelos agentes da PIR e da Ordem pública fazendo detencões a mando do Governador Marcos Nhunga.
O secertário para informacão do Movimento para independencia de Cabinda , adiantou ainda que esta, foi das manifestacões que contou com mais cidadãos simpatizantes, para além dos seus fieis membros.
Em conversa ao telefone nesta quarta-feiura, António Tuma acrescentou, que todos os detidos pertecentes ao movimento independoista de cabinda continuam sob-custódia das autoridades de cabinda, pelo que, em caso de não serem libertados, fortes protestos poderam ser feitos nos proximos dias em Cabinda.
“ Até agora que estou a falar com o senhor Jornalistas os membros do Movimento não foram libertados, e se até amanhã quinta-feira não serem libertados, nós sairemos com outras chuvas de manifestacões. Disse.
O correio da Kianda tentou contactar o Governo Provincial de Cabinda, assim como o porta-voz da Polícia naquela Provincia mais a norte do País, mas não obtivemos sucesso.