Connect with us

Efeméride

Mandume: o rei que comandou a última resistência da África Austral

Published

on

Hoje, 6 de Fevereiro, é o dia em que é celebrado o legado do Rei Mandume.

Mandume ya Ndemufayo é um símbolo da resistência à colonização, não só para Angola mas também para África e para o mundo. O jovem Rei comandou a última resistência à ocupação colonial da África Austral, confrontado por dois impérios europeus e não se rendeu, preferindo lutar até ao fim.

Mandume herdou o Reino de Oukwanyama numa fase complexa. A sua nação enfrentava grandes desafios como a seca, a fome, instabilidade política interna, problemas diplomáticos com os vizinhos, adicionando também o facto de estar a ser alvo de novas fronteiras que a dividiam, fronteiras definidas por limites de territórios que por via da conferência de Berlim se tornaram territórios de impérios europeus, que sem o consentimento dos africanos dividiram nações.

O território do Reino de Mandume ficou dentro de duas colónias: Angola do império português; e Soudwest de África (Namíbia) do império alemão. Estes dois impérios estavam determinados a fazer a ocupação total destes territórios e derrubar e aniquilar todas as resistências.

Mesmo enfrentando estes desafios, pela sua disciplina, bravura e inteligência, o jovem rei conseguiu erguer um império e enfrentar os invasores. A sua luta pavimentou o espírito de resistência que liderou a luta que levou Angola e a Namíbia à Independência.

Mandume, mesmo tendo apenas 18 anos quando se tornou rei, sacrificou-se pela sua nação e pelo seu povo e hoje não há apenas literatura e canções sobre os seus feitos. Há também estátuas, praças, avenidas, monumentos e universidades em sua homenagem.

O rei foi eternizado em 2002 com um memorial, em Oihole. Um Memorial que o imortaliza como líder emblemático da resistência dos povos africanos. Mandume, o jovem Rei, morreu com 24 anos, há 106 anos, mas deixou para trás um legado imortal.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas