Connect with us

Mundo

Mandado contra presidente sul-coreano será executado “dentro do prazo” estipulado

Published

on

A agência que investiga a imposição de lei marcial a 03 de Dezembro, na Coreia do Sul, afirmou hoje que o mandado de detenção contra o presidente deposto sul-coreano, Yoon Suk-yeol, em vigor até segunda-feira, vai ser executado “dentro do prazo” estipulado.

O director do gabinete de investigação da corrupção (CIO), disse que os investigadores defendem “um processo fluido sem grandes perturbações”, alertando para a possibilidade de uma “mobilização policial”.

Oh Dong-woon  assegura que acções como a montagem de barricadas e encerramento dos portões de ferro, da residência de Yoon, para resistir à execução do mandado de detenção constituem uma obstrução às funções oficiais”, acrescentando que qualquer pessoa que se oponha à detenção de Yoon pode “ser processada”.

Um tribunal sul-coreano emitiu na terça-feira um mandado de detenção contra Yoon Suk-yeol, pela imposição de lei marcial no início de Dezembro.

É a primeira vez na história da Coreia do Sul que um Presidente em exercício é alvo de uma acção judicial do género.

Yoon Suk-yeol continua oficialmente em funções enquanto aguarda a decisão do Tribunal Constitucional sobre a destituição, adoptada em 14 de Dezembro pela Assembleia Nacional.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD