Mundo
Malária pode ser causa de “doença misteriosa” na RDC
A misteriosa doença que matou dezenas de pessoas no sudoeste da República Democrática do Congo, nas últimas semanas, pode ser malária, de acordo com os resultados de amostras de laboratório de pessoas infectadas, disseram esta quarta-feira as autoridades locais.
“Das 12 amostras colectadas, nove foram positivas para malária, mas essas amostras não eram de muito boa qualidade, então continuamos pesquisando para descobrir se isso é uma epidemia”, disse o Dr. Jean-Jacques Muyembe, director-geral do Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica em Kinshasa, durante uma entrevista.
Na terça-feira, o chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, conferiu que a maioria das amostras testou positivo para malária, embora tenha observado que é possível que outras doenças estivessem envolvidas. Tedros Adhanom avançou que mais amostras serão coletadas e testadas ainda.
Nas últimas semanas, um total de 416 casos foram relatados da doença misteriosa e 31 mortes em hospitais, disse também o diretor-geral da OMS.
E o ministro da Saúde da RDC, Roger Kamba, fez saber na semana finda que houve outras 44 mortes da doença na comunidade.