Sociedade
Malária no topo das ocorrências médicas em Angola
A malária continua a ser a principal patologia registada nos hospitais do país, em particular em Luanda, onde as equipas médicas manifestam preocupação com o aumento de pacientes com a doença.
Durante a passagem de ano, os diferentes Bancos de Urgências dos hospitais terciários e de nível primário da capital do país ficaram marcados por diversas ocorrências, com realce para os casos de malária, seguido das queimaduras, ferimentos por arma branca e de fogo e acidentes de viação.
Para se ter uma ideia, na província de Luanda, dos 3.445 pacientes que deram entrada no Centro de Saúde da Samba, nos últimos dias, mais de 200 foram observados com malária.
Quanto ao Hospital Municipal de Talatona, das 802 ocorrências verificadas nos serviços de urgência, 136 deram positivos à doença.
E, o Hospital Municipal do Zango II atendeu, no período em referência, um total de 3.191 pacientes, sendo 1.076 diagnosticadas com malária.
Recorde que, o país registou no primeiro trimestre de 2024, mais de três milhões de casos de malária e dois mil e setecentos óbitos.