Ligar-se a nós

Politica

Malária: Governo alerta para existência de medicamentos prejudiciais à saúde

Publicado

em

Trata-se de antimalárico denominado Luther Júnior, importado da índia pela empresa Única Farma Lda, por terem sido detetados caracteristas duvidosas, como problemas na sua dissolução e a inobservância de boas práticas de fabrico, de acordo com a ARMED.

A informação consta do despacho nº 2 da Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde (ARMED), datado de 10 de Março Corrente, assinado pela própria directora Geral, Katiza Mhula Mangueira, segundo o qual, o lote de medicamento denominado Luther Junior, indicado para o tratamento da malária contem a referência Artemeter 20mg/Lumefantrina 120mg, 1X6 Comprimidos dispersíveis, lote AAN21002A, fabricado a 02/2021, com o prazo de validade até 01/2023, fabricado na índia pela Biomatrix Heatlhcare.

Em função destas caracteristas aquela agência, vocacionada à supervisão de medicamentos em Angola determina, através do comunicado que temos vindo a citar, a proibição de importação, comercialização, distribuição e consumo do referido medicamento antimalérico, em todo o território nacional.

As instituições sanitárias entre públicas e privadas que eventualmente tenham em estoque o referido lote de medicamento, devem “imediamentente proceder ao inventário e a devolução do produto ao fornecedor/importador”, bem como notificar a ARMED, para dentro das suas obrigações e capacidades estatutárias “tomar as medidas adequadas”.

À empresa Única Farma Lda, que importou os medicamentos, a ARMED orienta a proceder a recolher e a inventariar todo produto e comunicar à agência. As orientações são extensivas também às direcções provinciais da saúde.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD