Connect with us

Politica

Malanje terá novo Hospital Geral, garante João Lourenço

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, informou esta quinta-feira, 07, que a província de Malanje vai contar, nos próximos tempos, com um novo Hospital Geral moderno de raiz, “porque o actual encontra-se em estado de degradação”.

O Chefe de Estado adiantou que, durante o encontro, foi colocada a hipótese da reabilitação do actual Hospital Geral de Malanje, “mas está num estado de degradação de tal ordem que torna difícil fazer uma intervenção profunda tendo os doentes lá dentro”.

Para contornar a situação, segundo o Presidente da República, foi decidido construir uma área anexa, que vai compreender o Banco de Urgência, os blocos operativos, as unidades de esterilização e de produção de oxigénio hospitalar.

“Isto pode começar já a ser feito, enquanto num período de dois a três anos vamos erguer o novo Hospital Geral de Malanje, cuja primeira pedra já foi lançada”, acrescentou.

Por outro lado, João Lourenço deu a conhecer que o Executivo vai apostar ainda na construção de unidades hospitalares de nível primário e secundário nos restantes municípios da província.

Ainda no que toca ao encontro com os responsáveis do governo, acrescentou que foram colocados vários problemas, a maioria dos quais do seu conhecimento, e que serão resolvidos.

Anunciou, a propósito, a conclusão do trabalho de desassoreamento do rio Malanje, cujas obras estão a cerca de 70 por cento da sua execução.

O Presidente da República anunciou, na ocasião, a reabilitação do troço do Caminho-de-Ferro de Luanda, que liga a província de Malanje.

Lembrou que é neste troço onde têm ocorrido muitos acidentes e descarrilamento de comboios, o que levou ao cancelamento de comboio de passageiros para salvaguarda da vida humana.

O titular do poder Executivo disse, que para se chegar a Malanje ou sair desta cidade, precisa-se de entradas e o troço Catete/ Maria-Teresa a Ndalatando não está em condições”, disse.

Com Angop