Economia
Malanje terá Centro Regional de Mandioca
Está em construção, na província de Malanje, o Centro Regional de Liderança de Mandioca, destinado a actividades de investigação agronómica para a região da SADC.
O Centro visa apoiar a investigação dos países da Região Austral do continente africano, melhorar as variedades de milho tolerantes à acidez do solo, para atender os agricultores da região planáltica do país e o estudo de prospecção de doenças e pragas transfronteiriças para prevenção de introdução destas no país.
Ainda no domínio da investigação, o ministro da Agricultura e Florestas, que falava nesta quarta-feira, 27, na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, avançou que em 2023 o governo angolano celebrou o memorando de entendimento com a empresa OCP de Marrocos para análise de solos e realização de formulação de fertilizantes de acordo aos tipos de solos e culturas de cada região de Angola.
O referido trabalho, segundo Francisco de Assis, culminará com a implantação de uma fábrica de fertilizantes no nosso país.
Igualmente decorre a colaboração com o consórcio NIMBOS para estudos da rocha de fosfato de Cabinda, que culminará na produção de fertilizantes fosfatados e com a Universidade José Eduardo dos Santos e Instituto Superior de Agronomia de Portugal.