Sociedade
Malanje: quatro cidadãos morrem carbonizados ao tentarem vandalizar PT
Algumas autoridades tradicionais foram detidas por envolvimento no vandalismo de bens públicos na província de Malanje. A informação foi passada pelo Governador da província, Marcos Alexandre Nhunga, que lamentou a morte por carbonização de quatro cidadãos, que procuravam vandalizar um Posto de Transformação de energia eléctrica.
“A grande preocupação são os actos de vandalismo que continuamos a registar, e até pessoas ligadas as autoridades tradicionais que participam nisso, assim como os seus familiares. Dói, mas temos que dizer, que algumas autoridades foram detidas. As piruetas devem ficar de lado, e o mais importante é ver o povo a sentir-se bem”, ressaltou o governador.
Sobre a morte dos quatro jovens, Marcos Nhunga, disse que podia ser evitada, caso os jovens tivessem boa conduta. Salientou também que fez-se de tudo para salvar os jovens, foram levados a uma unidade hospitalar, mas infelizmente não resistiram.
O governador pediu o envolvimento de todos actores sociais na luta contra a vandalização de bens públicos.
“Pedir a todas autoridades, principalmente as tradicionais e religiosas, que falem também um pouco disso, na igreja, pois o vandalismo realmente tira o sono, a um esforço a ser feito, para levar água e energia, mas aparece sempre os contra na calada da noite para vandalizar, não é bom, logo todos nos temos que estar envolvidos, a preservação do que é de todos não é só tarefa da polícia, ou de outros órgãos de defesa e segurança, mas sim de todos nós, e queremos Malanje livre deste fenómeno”, apelou.