Politica
Malanje: PGR solicita extracto de execução das obras inseridas no PIIM
O Procurador-Geral Adjunto da República, coordenador e acompanhante da Região Judiciária Norte, João Coelho, disse, nesta segunda-feira, 03, durante uma visita de trabalho de três dias à província de Malanje, que a “Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitará, dentro de dias, os contratos das empresas sediadas nesta província às quais foram adjudicadas obras do PIIM, para inteirar-se do conteúdo das mesmas, pois há incumprimento dos prazos de execução de algumas empreitadas.
Por sua vez, o Governador Provincial de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, revelou que “algumas empresas não estão a cumprir cabalmente com os contratos celebrados, quando até já receberam a primeira tranche do financiamento”.
A visita do magistrado, João Coelho, termina nesta quarta-feira, 05. O Procurador-Geral Adjunto está em Malanje justamente para inteirar-se sobre a razão dos incumprimentos pelas empresas construtoras das obras do PIIM naquela região do país.
Por outro lado, João Coelho prometeu um diagnóstico da “situação real” de funcionamento da PGR na província de Malanje, que se debate com a falta de instalações devido a problemas financeiros.
Durante a sua estadia em Malanje, manteve encontro com entidades governamentais, autoridades tradicionais, auscultou com técnicos de Justiça, magistrados judiciais e do Ministério Público. João Coelho também vai avaliar o nível de funcionamento do Ministério Público junto do SIC, e inteira-se sobre o movimento processual relativo ao primeiro trimestre deste ano, assim como os casos de excesso de prisão preventiva nos estabelecimentos prisionais locais.