Connect with us

Economia

Malanje: mais de 50% do orçamento destina-se a despesas com o pessoal

Redação

Published

on

Administração Municipal de Malanje

O Orçamento Geral do Estado (OGE) 2021, para a província de Malanje, será de 50 mil milhões e 652 milhões de kwanzas, uma redução de 9 mil milhões, 230 milhões, 137 mil e 843 kwanzas, menos quinze por cento comparativamente a verba do exercício de 2020.

A informação vem expressa no comunicado final da I sessão ordinária do Conselho Provincial de Auscultação das Comunidades, realizada nesta segunda-feira, 11, nesta cidade que, entre outros aspectos, serviu para informar os cidadãos sobre essa e outras realidades da província e dos projectos do governo local.

Do OGE para o próximo ano, de acordo com o comunicado, 37 mil milhões, 163 milhões, 103 mil e 098 kwanzas (mais de 50% do global), destinam-se a despesas com o pessoal, pagamentos de bens e serviços, subsídios e transferências correntes.

Por outro lado, os participantes a sessão foram igualmente informados sobre o andamento do PIIM (Plano Integrado de Intervenção nos Municípios), projecto Kwenda, programa de massificação do registo gratuito de nascimento, situação da covid-19, bem como os concursos públicos de admissão de quadros nos sectores da saúde e educação, entre outros aspectos.

Na ocasião, o governador de Malanje, Norberto dos Santos, realçou que, apesar do contexto actual do país imposto pela covid-19, o governo da província viu aprovado os projectos de electrificação da periferia da cidade de Malanje e da linha de transporte e rede de distribuição do município de Cangandala, que beneficiarão mais de cinco mil famílias com energia eléctrica pela primeira vez.

Entretanto, o governador disse que, relativamente ao PIIM, 75% dos projectos em carteira, encontram-se já na fase de execução, com previsões de entrega as primeiras obras à população a partir do final deste ano.

Nesta senda, explicou, dos 108 projectos em carteira no quadro do PIIM, 104 são de âmbito provincial, dos quais 78 foram estão aprovados, com 40 já validados pelo Ministério das Finanças e já têm verbas disponibilizadas para sua execução.

Por outro lado, acrescentou que o governo está a trabalhar no sentido de se retomar a breve trecho as obras do projecto de infra-estruturas integradas da cidade de Malanje, que prevê reabilitação de estradas, construção de vias de drenagem, lancis e outras obras em alguns bairros periféricos da cidade de Malanje.

Por Angop

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD