Sociedade
Malanje: FAS preocupado com extravio de meios de pagamento do Kwenda em Calandula
Vários são os agregados familiares no município de Calandula, na província de Malanje, que extraviaram os meios de pagamento, nomeadamente os cartões multicaixas e/ou PIN.
A informação foi avançado pelo Director provincial do FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, Gomes Golambole, no final da cerimónia de entrega de valores de transferências sociais monetárias, denominado Kwenda.
Na segunda-feira, 22, 64 agregados familiares da zona urbana de Calandula receberam 66 mil kwanzas, tendo o FAS desembolsado 4.224.000 de kwanzas no total.
Nesse mesmo dia, o FAS dedicou parte do tempo à gestão de reclamações, consubstanciadas no extravio dos cartões multicaixas e bloqueio dos PIN’s.
Outro problema resolvido está relacionado com as separações conjugais. Gomes Golambole disse aos jornalistas que foram muitos casos de cidadãos que a data do cadastramento estavam casados ou em coabitação, mas que no dia da entrega dos valores do Kwenda já estavam separados dos cônjuges. Para a resolução destes casos afirmou ter sido necessários reunir inclusive o sobado.
O FAS contabilizou em Calandula 375 agregados que extraviaram os meios de pagamento, além de 44 casos de furtos de cartões. Garantiu, por outro lado, que até ao momento o FAS não registou qualquer denúncia de casos de furto de valores na conta de um agregado, pois tão logo são notificados, a equipa trata de bloquear os cartões.
A solução encontrada é que os casais que se encontram nessa situação vão continuar a receber como um agregado único, e dividir o valor até que surja a oportunidade de novo cadastramento, conhecido tecnicamente como repescagem para que um dos cônjuge passe a pertencer a seu próprio agregado.
Para os casos em que existam filhos no meio, o Director do FAS em Malanje disse que aquele que tem sobre si a guarda dos filhos recebe maior percentagem do valor.
Estes casos, a partir do dia 07 de Janeiro de 2025 farão entrega das segundas vias dos cartões multicaixas, no dia do pagamento daqueles que por razões de prudência não foram contemplados com pagamentos.
No total, 17 mil 163 famílias do Município de Calandula receberam 66 mil kwanzas cada, correspondentes a duas prestações do Kwenda, pelo que dentro seis meses aquelas famílias voltarão a receber outros valores, correspondentes a terceira e quarta prestações.