Sociedade
Malanje encerra Centros de Saúde por falta de médicos
Pelo menos três unidades de saúde do município de Calandula, em Malanje, foram encerradas por falta de técnicos de diversas especialidades médicas.
Trezentos técnicos de várias especialidades médicas é o número que o município de Calandula, na província de Malanje, precisa para atender a população.
A revelação é da directora Municipal da Saúde, Teresa Inglês Ginga, que falava à imprensa, neste domingo, a margem da Feira da Saúde e da Cidadania, que decorre de 22 a 24 de Dezembro naquele município da província de Malange.
Disse ainda que, neste momento, o município tem 130 técnicos de saúde, o que, segundo fez saber, não é suficiente para atender à demanda populacional.
Para cobrir Calandula “precisamos de pelo menos 300 técnicos”, de diversas especialidades médicas.
Teresa Inglês Ginga disse ainda que a carência de pessoal da Saúde obrigou ao encerramento de três unidades sanitárias em cinco comunas do município.
Actualmente, os 130 técnicos estão distribuídos em todos as comunas afectas ao município, incluindo aquelas que ascenderam à categoria de Município.
Teresa Inglês Ginga sublinhou, no entanto, que desse número estão igualmente incluídos os que se encontram em formação.
A rede sanitária de Calandula é composta pelo hospital municipal, 18 postos de Saúde, seis centros médicos. Destes três encontram-se encerrados. Segundo a Directora Municipal da Saúde de Calandula, as unidades sanitárias encerradas por falta de pessoal são das comunas de Cateco Cangola, do Cuale em Tunda Kalelamo.
“Estes postos estão fechados por causa do défice [de quadros] que temos”, justificou.
O município de Calandula tem mais de 400 aldeias administrativas. Possui uma densidade populacional estimada em 72.400 habitantes, e ocupa uma densidade territorial de 70.037 km².
Geograficamente, Calandula é limitado a norte pelos municípios de Alto Cauale e Massango, a leste pelos municípios de Marimba, Caombo, Kiwaba Nzoji e Malanje, a sul pelo município de Cacuso, e a oeste pelos municípios de Samba Caju e Ambaca Província do Cuanza Norte. A agricultura é a principal actividade económica da sua população.
É neste município, há cerca de oito KM da sua sede, que está um dos principais pontos turísticos de Angola, que são as Quedas de Calandula, sob o Rio Lucala.