Connect with us

Politica

Malanje realiza encontro intergeracional para reverenciar heróis da Baixa de Cassanje

Published

on

A província de Malanje vai acolher, no próximo dia 14 de Janeiro, a quinta edição do Encontro Intergeracional para “reverenciar as personalidades ligadas ao 4 de Janeiro de 1961 e fortalecer o sentimento patriótico, na preservação da paz, da unidade e reconciliação nacional”, lê-se numa nota do Ministério da Juventude e Desportos, enviada à redacção do Correio da Kianda.

A valorização da transferência de conhecimento intergeracional e a transmissão de valores e saberes, no seio das comunidades, bem como explorar a capacidade e o domínio dos jovens nas áreas de conhecimento, com a promoção da partilha de saberes entre as duas gerações, constitui igualmente objectivo do evento.

O evento é enquadrado nas festividades do 4 de Janeiro, data do massacre ocorrido na Baixa de Cassanje, ocorrido em 1961, e que terá impulsionado a consciência de liberdade dos patriotas angolanos, que desencadearem a luta armada de libertação nacional e que culminou com a proclamação da independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.

A realização, na província de Malanje, da quinta edição do Encontro Intergeracional conta com o tema “Tributo aos Heróis da Baixa de Cassanje”, como forma de saudar os 60 anos desta data de Celebração Nacional. O Encontro Intergeracional, está enquadrado no Projecto Mais Cidadania, Mais Angola, inserido no Programa de Desenvolvimento Integral da Juventude à luz do Plano de Desenvolvimento Nacional-PDN18/22.

A iniciativa afirma-se como um momento privilegiado para o diálogo entre a geração daqueles que com sangue, suor e lágrimas tudo fizeram para o alcance da Independência Nacional e a nova geração de jovens, que tem o nobre desafio de desenvolver o país em todas as suas facetas, bem como a valorização da transferência de conhecimentos e a transmissão, no seio das comunidades, de valores e saberes.

O comunicado do Ministério da Juventude e Desportos adianta ainda que o evento será realizado em forma de mesa redonda, onde os oradores, entre Sobreviventes do Massacre, Nacionalistas e jovens, farão as suas apresentações, com recurso à vários meios, onde os demais participantes deverão intervir.
Foram convidados para o evento, mais de cem entidades, com destaque para os Membros do Executivo, Deputados à Assembleia Nacional, Nacionalistas Sobreviventes do Massacre, Conselho Nacional da Juventude, Representantes das Associações Juvenis e Estudantis, jovens voluntários e singulares.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *