Connect with us

Educação Financeira

Mais uma vez… os ciberataques…

Published

on

Sabe que hoje estamos tão tecnologicamente ligados ao mundo e o mundo a nós, que penso que é quase impossível no mundo urbano e periurbano não ter algo tecnológico no nosso dia-a-dia, tal como usar um telefone, mesmo que de botões, ter e usar um cartão Multicaixa, etc etc. Gasta-se muito dinheiro em tecnologia para que ela nos facilite as nossas actividades rotineiras. Desse investimento requer-se que ele faça a sua função e tenha uma duração que permita sentir que o retorno é garantido.

Há pessoas que usam a sua inteligência para o Bem, há quem pense em fazer o Mal, e daí obter ganhos, benefícios, facilidades para si e/ou terceiros e é aqui que entra, entre outras coisas na vida, a tecnologia maliciosa, maldosa, odiosa para burlar, extorquir, manipular valores financeiros das pessoas e das empresas. Este tipo de tecnologia é usada em ciberataques, ou seja, ataques via da internet. 

Que tipos de ciberataques conhecemos actualmente:

Phishing: usado técnicas de engenharia social, o phishing faz com que as pessoas entreguem os seus dados pessoais digitais. Pode acontecer por e-mail, telefone, SMS. As empresas devem ter regras claras sobre o uso da internet por parte dos seus colaboradores. Isso ajuda a proteger as informações e evitar golpes de phishing

Ransomware: é um tipo de vírus informático (software) designado de malware que bloqueia acessso a dados, pedindo depois dinheiro para libertar certas informações, dados. Estes ataques são cada vez mais sofisticados e comuns. Eles trazem grandes perdas financeiras e problemas nas operações. Podem entrar no seu sistema por phishing (e-mails enganosos que levam a baixar algo mau ou a clicar num link perigoso, downloads perigosos (baixando arquivos de sistema não seguros e que trazem malware, exploits de software (falhas em programas que deixam o ransomware entrar) e dispositivos de IoT (aproveitamento de falhas em aparelhos ligados à internet). 

Malware: são softwares prejudiciais que incluem vírus, trojans e spywares. Atacam dispositivos e redes e causam problemas graves no software e também em hardware: telefones, tablets, computadores, etc. Podem chegar por e-mail, websites ou dispostivos USB. Esses programas podem espiar e controlar dispositivos à distância. Existem vários tipos de malwares: os adwares que roubam informações pessoais, os spywares que que roubam dados privados como número de contas e senha, os worms que deixam a internet lenta, porque causam muito tráfego e os trojans que enganam as pessoas para instalar malwares, atacando o sistema.

Deepfake e spoofing: são técnicas de manipulação digital cada vez mais populares. São um grande risco para a segurança online. O Deepfake usa a inteligência artificial para criar vídeos e áudios que parecem reais. O Spoofing é a técnica de falsificar coisas, como por exemplo os e-mails. 

Cyberbullying: quando alguém usa a internet para ofender, embaraçar, envergonhar outra pessoa no espaço da internet. É algo que acontece muitas vezes, dentro e fora da internet, mas neste caso, que exponho este tipo de ciberataque, sendo um ataque, como os outros, com sentido de prejudicar uma pessoa ou uma entidade colectiva, como uma empresa. É, actualmente, um problema muito sério no mundo moderno. 

Face a isto o meu conselho é que não pense que a cibersegurança activa e passiva, passando por ter um anti-vírus e actualizado, que faça analises ao seu sistema pelo menos uma vez por semana, mas também que tenha comportamentos nas redes sociais de perceber o que é tendencialmente seguro e o que é perigoso, como clicar em certas ligações de concursos, prémios, anúncios de emprego com ligações que não geram confiança.

Esteja atento(a). A prevenção ainda é mais barata do que mandar reparar danos na sua máquina, no seu telefone. E aqui prevenir é poupar… 

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD