Sociedade
Mais de vinte activistas vão a julgamento sumário hoje em Benguela
São cerca de vinte dois activistas detidos, desde sábado passado, durante a manifestação que visava exigir melhores condições nos hospitais da província de Benguela. De acordo com informações chegadas ao Correio da Kianda, de entre os detidos, constam duas mulheres que participavam nos protestos, que serão apresentados nesta segunda-feira, 05, ao Ministério Público para julgamento sumário.
A prisão dos manifestantes decorreu no final da marcha, segundo um dos manifestantes, em declaração ao nosso jornal, agentes da Polícia Nacional decidiram prender o carro que transportava a aparelhagem da manifestação e os activistas presentes, considerando que aquele acto foi ilegal.
A província de Benguela registou, nos últimos tempos, dois mil casos e cinco mortes por malária por dia, razão pela qual, os activistas daquela província se mobilizaram para exigirem melhores condições nos hospitais e repudiar o caos sanitário.
O surto de malária e dengue está a assolar a província de Benguela, com um registo diário de 2 mil casos, dos quais morre um paciente em cada 400 casos diagnosticados, informaram recentemente as autoridades sanitárias locais.