Sociedade
Mais de um milhão de meninas já foram vacinadas contra o cancro do colo do útero
A Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou nesta segunda-feira, 24, em Luanda, que a campanha de vacinação de meninas dos 9 aos 12 anos contra o cancro do colo do útero já atingiu 1.249.623 meninas, o que representa 63% da meta definida na campanha nacional contra o HPV.
Segundo a governante, a cobertura nas escolas atingiu 95%, e oito províncias superaram os 80% de cobertura.
“Estamos fortemente empenhados na eliminação do cancro do colo do útero. A vacinação contra o HPV é uma prioridade nacional e uma grande conquista para a saúde das nossas meninas”, afirmou Sílvia Lutucuta que apresentava os dados na reunião com o Director Geral da Organização Mundial da Saúde.
Tedros Adhanom Ghebreyesus garantiu que “a vacinação é muito segura, salva vidas e é uma das ferramentas mais poderosas da saúde pública” e reafirmou o compromisso da Organização Mundial da Saúde para com Angola nas áreas prioritárias de saúde primária, produção de medicamentos, combate à resistência antimicrobiana e resposta a emergências sanitárias.
O Director-Geral da OMS não deixou de reconhecer o papel da liderança angolana na consolidação do sistema de saúde.
“O investimento decidido do Presidente João Lourenço demonstra uma visão clara sobre a importância da saúde para o desenvolvimento económico e social do país. A nível global, é um exemplo de liderança responsável e orientada para resultados”, afirmou.
Segundo Tedros, o progresso observado no país reflecte “a combinação entre liderança política forte e gestão técnica competente”, factores que permitem que Angola apresente “um dos avanços mais consistentes da região em vários indicadores essenciais de saúde.”
As declarações foram feitas durante uma visita a duas unidades sanitárias de referência em Luanda, tendo os dois responsáveis, feito troca de presentes.
A Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, ofereceu uma peça artesanal ao Director-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que, por sua vez, também realizou a entrega simbólica de uma ambulância equipada e 30 computadores, destinados ao fortalecimento das capacidades administrativas e operacionais do sector.
A iniciativa visa apoiar a modernização da gestão hospitalar, melhorar a resposta a emergências e optimizar a vigilância epidemiológica em todo o país.