Politica
Mais de quarenta milhões de congoleses vão eleger o futuro presidente da RDC
As forças vivas da República Democrática do Congo estão empenhadas para que as eleições desta quarta-feira, 20, decorram num ambiente de tolerância e paz. A afirmação é do líder da Igreja Panafricana da RDC.
O mesmo sentido é da Comissão Eleitoral Nacional Independente que apela aos eleitores, sobretudo os partidos políticos concorrentes, a manterem a calma e a respeitar as normas eleitorais.
Segundo fez saber a porta-voz do órgão eleitoral, todos os presidentes das assembleias de votos devem contar os votos no final da votação, na presença de todos delegados dos partidos, dos observadores, e fixar os resultados provisórios na referida Assembleia Eleitoral, com vista garantir a transparência.
Dentre os candidatos à presidência da RDC os nomes mais sonantes à corrida são de Martin Fayulu, Moisé Katumbi e de Félix Tshisekedi, entretanto, alguns conservadores pensam que os dois primeiros nomes não oferecem confiança por alegadamente terem duplas nacionalidades, decorrentes dos seus progenitores (europeus).
O processo eleitoral de hoje na RDC conta com observadores nacionais, da União Africana e da UE.
Acompanhe a cobertura completa das eleições na RDC, na Rádio Correio da Kianda, em 103.7 FM para Luanda, e no portal www.correiokianda.info.
Por Queirós Chilúvia, directo da República Democrática do Congo