Connect with us

Politica

Mais de mil participantes em Luanda para Assembleia da União Interparlamentar

Published

on

Representantes de 90 delegações, totalizando cerca de mil participantes, estão já em Angola para participarem da 147° Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP), que terá início esta segunda-feira, 23, na Baía de Luanda.

Segundo a porta-voz do evento, a deputada Idalina Valente, “são ainda esperados alguns delegados, sobretudo presidentes de parlamentos”.

Idalina Valente prevê um total de 1500 participantes, tendo garantido “estarem criadas todas as condições para o êxito do evento, desde hospedagem a aspectos técnicos e materiais”.

Vários encontros preparatórios ocorreram hoje, na sede do Parlamento nacional, com realce para a reunião de balanço do Comité Executivo, órgão máximo na estrutura organizacional.

Na 147ª Assembleia da UIP, a primeira a decorrer num país africano, vai ser eleito o 31º presidente da organização para substituir o deputado português Duarte Pacheco. Quatro mulheres de parlamentos de África concorrem ao cargo para um mandato de três anos.

Trata-se de Adji Diarra Mergane Kanouté, do Senegal, Catherine Gotani Hara, do Malawi, Tulia Ackson, da Tanzania, e Marwa Abdibashir Hagi, da Somália.

O evento decorre de 23 a 27 deste mês, sob o lema “Acção parlamentar pela paz, justiça e instituições fortes”.