Politica
Mais de mil participantes em Luanda para Assembleia da União Interparlamentar
Representantes de 90 delegações, totalizando cerca de mil participantes, estão já em Angola para participarem da 147° Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP), que terá início esta segunda-feira, 23, na Baía de Luanda.
Segundo a porta-voz do evento, a deputada Idalina Valente, “são ainda esperados alguns delegados, sobretudo presidentes de parlamentos”.
Idalina Valente prevê um total de 1500 participantes, tendo garantido “estarem criadas todas as condições para o êxito do evento, desde hospedagem a aspectos técnicos e materiais”.
Vários encontros preparatórios ocorreram hoje, na sede do Parlamento nacional, com realce para a reunião de balanço do Comité Executivo, órgão máximo na estrutura organizacional.
Na 147ª Assembleia da UIP, a primeira a decorrer num país africano, vai ser eleito o 31º presidente da organização para substituir o deputado português Duarte Pacheco. Quatro mulheres de parlamentos de África concorrem ao cargo para um mandato de três anos.
Trata-se de Adji Diarra Mergane Kanouté, do Senegal, Catherine Gotani Hara, do Malawi, Tulia Ackson, da Tanzania, e Marwa Abdibashir Hagi, da Somália.
O evento decorre de 23 a 27 deste mês, sob o lema “Acção parlamentar pela paz, justiça e instituições fortes”.