Economia
Mais de dois mil delegados esperados em Luanda para cimeira EUA-África
Estão confirmadas as presenças de mais de dois mil delegados vindos de 30 países do continente africano e dos Estados Unidos da América, com destaque para oito presidentes, na cimeira que acontece de 22 a 25 de Junho em Luanda.
Trata-se de uma cimeira de negócios que visa fortalecer a diplomacia económica e as relações comerciais entre empresários norte-americanos e africanos.
A garantia foi dada na noite desta sexta, na capital angolana, pela presidente do Council on Africa, Madame Florie Liser, que organiza o evento, na Avenida 4 de Fevereiro, junto do Porto de Luanda.
Falando aos jornalistas, Madame Florie Líser afirmou que estão criadas todas as condições para que o evento seja uma plataforma eficaz de promoção de negócios, trocas de experiências e construção de parcerias sustentáveis.
Questionada sobre as delegações, a responsável disse que os Estados Unidos vai participar com membros do governo federal e representantes da Casa Branca, bem como empresários americanos, demonstrando um elevado interesse político e económico norte-americano no continente africano.
Do lado angolano, a preparação do evento já está em fase final. Segundo o administrador executivo da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), Jerónimo Pongolola, os trabalhos estão concluídos em cerca de 90% e o país está pronto para receber os participantes.
O administrador executivo incentivou os empresários angolanos a aproveitarem a ocasião para promover oportunidades de investimento nos sectores da energia, turismo, agricultura, infraestrutura e inovação.
A cimeira vai contar com sessões plenárias, painéis temáticos e espaços para networking, onde se espera o surgimento de novas alianças comerciais e industriais entre os Estados Unidos e o sector privado africano.
A iniciativa também está alinhada com os esforços de Angola para diversificar a economia e atrair investimento direto estrangeiro.
Com componente diplomática e empresarial, a Cimeira EUA-África em Luanda será uma vitrine das ambições económicas do continente e uma ponte para novas oportunidades no comércio internacional.
No local do evento, na Avenida 4 de Fevereiro, estão montados pelo menos seis naves que vão albergar os delegados.