Sociedade
Mais de 900 crianças testaram positivo ao VIH-SIDA em Luanda
Mais de 900 crianças testaram positivo ao VIH-SIDA em Luanda, num universo de 24.496 testes realizados.
Os dados foram apresentados recentemente pelo Instituto Nacional de Luta contra o SIDA (INLS), referindo que a província de Benguela, com 25.625 testes realizados, obteve 218 resultados positivos; a Huíla, com 1.080 testes, obteve 229 positivos, e o Huambo, com 5.391 testes, teve 167 resultados positivos.
Segundo o director geral-adjunto do Instituto Nacional de Luta contra o SIDA (INLS), José Van-Dúnem, o número de adultos testados foi de 1,9 milhões, com 47.694 positivos, que corresponde a 2,5 por cento.
“Os números no país revelam que dos 103.085 testes realizados em menores, 3.055 foram positivos””, disse.
Recordar que o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Luta contra a Sida adiantou, na passada sexta-feira, 01, que cerca de 340 mil pessoas, entre adultos e crianças, em todo o país, vivem com VIH/Sida.
José Carlos Van-Duném, falava durante uma conferência de imprensa, realizada no INLS, por ocasião do Dia Internacional contra o Estigma e a Discriminação.
O responsável disse que neste momento o Ministério da Saúde trabalha para aquisição de um dispositivo tecnológico que vai controlar a rotina dos cidadãos portadores do VIH-SIDA.