Sociedade
Mais de 700 mil pessoas em Luanda vivem com VIH – afirma ANASO
De acordo com a Rede Nacional das Organizações de Prevenção e Luta contra Tuberculose e Sida (ANASO), a capital do país lidera o gráfico de casos de VIH em Angola, com uma taxa de prevalência de 1.9% que corresponde a mais de 170 mil pessoas vivendo o com o vírus, superando as províncias de Cunene e leste do país.
O Presidente da ANASO, António Coelho, que reclama a falta de apoio financeiro do governo e do diálogo institucional para o combate da doença em Angola, acrescenta ainda que a capital do país regista em média por ano mais de 4 mil novas infecções e pelo menos 2 mil mortes por sida.
“A província de Luanda tem uma prevalência de 1.9% que corresponde a pelo menos de 171 e uma mil novecentos e 48 pessoas vivendo com VIH, sendo a maior província com a doença no país” informou.
O responsável defende por outro lado a necessidade urgente de se conseguir apoios para o combate a doença, sendo que só na cidade capital são consumidos mais de 40% dos medicamentos retrovirais.
Elege a redução de novas infecções bem como as mortes, e a taxa de transmissão de VIH de mãe para filho como os grandes desafios até 2026.