Sociedade
Mais de 600 mil habitantes poderão ter água potável dentro de dois anos
Os municípios de Saurimo, Muconda, Cacolo e Dala da província da Lunda Sul, vão beneficiar-se de ligações domiciliares de água potável, dentro de dois anos, quando forem concluídos os projectos estruturantes de distribuição do líquido precioso. Energia eléctrica também está contemplado.
Foram lançados nesta quinta-feira, naquela província, cinco projectos estruturantes nos sectores de Energia e Águas.
No município sede da província, Saurimo, foi lançada a primeira pedra para a construção do centro de distribuição com uma capacidade de produção de 60.000 m/3 dia e beneficiar cerca de 600 mil habitantes. Está igualmente previsto a realização de 15.349 ligações domiciliares e um prazo de execução de 24 meses, sendo que a empreitada está à cargo da empresa Sinohydro Corporation Limitada Sucursal Angola.
O Governador da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, considerou o 16 de junho como um dia histórico para a província, por ter ganho nesse dia cinco projectos estruturantes “nos importantes sectores da Energia e das Águas, sectores vitais para o desenvolvimento económico da província”.
Comprometeu-se igualmente “em tudo fazer para que o vandalismo e seus males não atinjam estas infraestruturas”.
Energia eléctrica
No subsector da electricidade, ocorreu a leitura dos autos de consignação da central fotovoltaica do Saurimo, com uma potência nominal de 26,013 MW, e serão instalados na província, um total de 44.850 painéis solares.
Esses projectos deverão gerar, numa primeira fase, cerca de 200 postos de trabalho.
O Secretário para a Energia, Belsa da Costa afirmou serem estas obras estruturantes estratégicas e deveras importantes para a província, tendo em ambas ocasiões enfatizado a importância da vigilância da população para acabar com este mau fenómeno do vandalismo e roubo que atinge as infraestruturas do Sector.