Connect with us

Politica

Mais de 60 mil crianças fora do sistema de ensino no Moxico

Published

on

Mais de 60 mil crianças estão fora do sistema de ensino no Moxico e dos nove municípios existentes na província, apenas três beneficiam do fornecimento de energia eléctrica, disse o Vice-Governador para o sector Político e Social da província.

Estes pronunciamentos foram feitos esta segunda-feira, 17, no encontro que Victor da Silva manteve com o encarregado de Negócios da Embaixada do Japão em Angola, Takahashi Yusuke, no salão nobre do Governo provincial.

“Dos nove municípios, apenas três contam com o fornecimento de energia eléctrica. Temos mais de 60 mil crianças fora do sistema de ensino e cerca de 6 mil estudam em países fronteiriços como o Congo e a Zâmbia”, sublinhou o governante.

Entretanto, ouvidas as preocupações, o diplomata japonês disse que o seu país está disposto a ajudar o Moxico nas áreas da “saúde, educação, distribuição de energia e água nas comunidades”.

Takahashi deslocou à cidade do Luena para testemunhar a entrega de um campo de 345.187 metros quadrados, desminado nos arredores da Vila Luso com financiamento de mais de 647 mil dólares do governo japonês.

Recordou que seu país apoiou várias acções em Angola, tais como o Programa de Assistência a Projectos, com mais de 200 mil dólares investidos na agricultura e saúde.

Por seu turno, a população daquela localidade diz “estar satisfeita”, porque o medo de accionar uma mina ficou no passado e ganha-se mais áreas para cultivo.