Desporto
Mais de 6 mil pessoas participam da 69ª edição da corrida tradicional de São Silvestre
Acontece hoje, 31, por volta das 18 horas, na capital do país, a tradicional corrida pedestre de fim de ano denominada “São Silvestre”, que vai na sua 69ª edição. A competição, à semelhança das épocas anteriores, tem como palco algumas artérias da cidade capital, com partida no Largo da Mutamba e a chegada no Estádio dos Coqueiros, ambos na baixa de Luanda, o que acaba por manter o percurso clássico que vem marcando há décadas, o calendário desportivo nacional.
A corrida segue pelas avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho Chi Min, Alameda Manuel Van-Duném, Largo do Kinaxixi, ruas da Missão e Cirilo da Conceição, avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão e rua Francisco das Necessidades, até ao local da chegada.
A presente edição conta com 6 mil e 500 participantes, e com prémio avaliados a 520 milhões de kwanzas, tem como destaque a presença de concorrentes de várias províncias do país e 16 estrangeiros, em representação de 8 países, o que vem reforçar o carácter internacional da São Silvestre e o seu estatuto de referência no atletismo na região do continente berço da humanidade.
O presidente da Federação Angolana de Atletismo, Bernardo João, disse esta terça-feira, 30, que está tudo acautelado para a realização da edição deste ano, apesar de reconhecer que os custos terem apertado.
Os vencedores terão prémios em kwanza avaliados em 3 mil e 500 dólares americanos para o primeiro classificado, e dois mil e 500 dólares para o segundo, sendo que o terceiro classificado receberá mil e 500 dólares, em ambos os sexos.
A competição realizada anualmente, junta milhares de atletas nacionais e estrangeiros, entre amadores e profissionais, é antecedida da caminhada familiar, de cinco quilómetros, com partida no Porto de Luanda e chagada no Estádio dos Coqueiros.