África
Mais de 500 profissionais da Comunicação Social credenciados para cobertura da Cimeira UA-UE
Mais de 500 profissionais da Comunicação Social, nacionais e estrangeiros, estão cadastrados para cobertura da 7.ª Cimeira União Africana – União Europeia, a ter lugar nos dias 24 e 25 de Novembro, em Luanda, no Salão Protocolar da Presidência da República de Angola, localizado junto do Memorial António Agostinho Neto.
Até ao momento, segundo comunicado de imprensa do evento enviado ao Correio da Kianda, dos 49 estados membros da União Africana, 42 deles irão marcar presença, estando confirmado um total de 28 chefes de Estado e de Governo e dezoito representantes dos chefes de Estado de países.
Em relação à União Europeia, dos 26 estados com direito de participação, catorze estarão representados por chefes de Estado e de Governo e doze com os chefes de Estado a serem representantes.
“Destaque ainda para o secretário-geral das Nações Unidas, o Presidente do Banco Africano para o Desenvolvimento, bem como as comunidades económicas regionais”, lê-se.
A decorrer sob o lema “Promover a Paz e a Prosperidade através do Multilateralismo Eficaz”, a 7.ª Cimeira, ainda de acordo com a nota “reserva um programa ambicioso e bastante intenso com foco na reflexão e diálogo capazes de produzir respostas aos objectivos que norteiam a realização do evento”.
Na agenda constam a Conferência de Alto Nível, o Fórum Empresarial, o Fórum da Juventude e Sociedade Civil, bem como a Reunião dos Altos Funcionários.
“Desde a primeira edição no ano de 2000 na cidade do Cairo, Egipto, a Cimeira UA – UE surge como uma continuação natural do longo, contínuo, sistematizado e significativo percurso de reforço e alargamento das relações entre os dois Grupos de Estados, mas também, e sobretudo, de oportunidades para corrigir desequilíbrios, intensificar compromissos, identificar e estabelecer novas bases de relacionamento, eliminar barreiras de diálogo e relacionamento, bem como reforçar e sistematizar a transferência de conhecimentos”, destaca o comunicado.