Sociedade
Mais de 50 pessoas morreram vítimas de acidentes nas estradas do Huambo
A província do Huambo registou um total de 210 acidentes de viação, que resultaram em 56 mortes, 304 feridos e danos materiais por se avaliar no terceiro trimestre deste ano.
A informação foi avançada pelo porta-voz da delegação local do interior, Martinho Kavita Satito, que fez saber que em relação ao período anterior houve diminuição de 14 mortes e de 64 sinistros rodoviários.
O responsável disse tratar-se de 69 atropelamentos, 39 colisões entre carros e motorizadas, 29 choques contra obstáculos fixos e 15 choques entre veículos.
O Município do Huambo com 33 por cento, foi o que mais casos de acidentes de viação registou, caracterizados pelo excesso de velocidade, não cedência de prioridade de passagem, ultrapassagem irregular e fala de precaução dos condutores, enquanto o do Mungo foi o menos sinistrado com apenas 4 por cento.
Já no domínio da segurança pública, Martinho Kavita informou que foram registados mil e 112 crimes diversos, menos 69 em relação ao igual período anterior, perfazendo uma média diária de 12,3 delitos/dia contra 16,8 por cento/dia do trimestre passado.
Disse tratar-se de 258 crimes de ofensas á integridade física, 727 contra o património, 41 de abuso á economia, 45 atentaram contra a segurança e transportes, 20 delitos ligados ao sector financeiro e fiscal, sendo dois por exercício ilegal de funções.