Economia
Mais de 40 pedras de diamantes serão leiloadas por via electrónica este mês
O país prevê leiloar este mês 44 pedras de diamantes especiais por via electrónica com peso aproximado a 10,80 quilates.
O anúncio foi feito pela Sodiam empresa pública de comercialização, sendo que as sessões de avaliação vão decorrer entre 07 e 16 deste mês.
De acordo com uma nota da Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam), o leilão online de pedras especiais que está a ser organizado em colaboração com a empresa TRANS ATLANTIC GEM SALES, é direccionado a clientes registados na base de dados da Sodiam e que tenham experiência na comercialização de pedras especiais.
Os lotes são compostos por 20 pedras da produção da sociedade mineira Kaixepa; 10 pedras da produção da Luele; oito pedras da produção da Catoca; duas pedras da produção da Chitotolo; duas pedras da produção da Tchegi; uma pedra da produção da Lulo e uma pedra da produção da Somiluana.
Este no entanto, é o décimo primeiro leilão de diamantes brutos organizado pela Sodiam, tendo o último sido realizado em Julho do corrente ano.
No último leilão, a Sodiam arrecadou 21,6 milhões de dólares, com a licitação de 46 pedras especiais, correspondendo a 2.974,24 quilates, de produções de diamantes brutos das Sociedades Mineiras do Somiluana, Lulo, Kaixepa, Luele e Catoca, em que participaram 36 empresas.