Economia
Mais de 40 empresas proibidas de celebrar contratos públicos por incumprimentos
Quarenta e seis empresas estão proibidas de celebrar contratos públicos com o Estado angolano, por se mostrarem incumpridoras.
A decisão é do Serviço Nacional de Contratação Pública, que colocou as referidas instituições na lista negra por um período de três anos, estando a partir de agora proibidas de participar em concursos de contratação pública.
Com a medida, revela que nesta altura 46 empresas estão na lista negra por incumprimento contratual com o Estado angolano.
A revelação é do chefe de departamento do Serviço Nacional de Contratação Pública, Gilberto Fitela, que referiu que as empresas implicadas ficam assim um a três anos impedidas de concorrer em concursos de contratação pública.
O consultor em regulação económica, Miguel Vieira, faz das reclamações reiteradas de incumprimento contratual na contratação pública, base uma avaliação do actual modelo de contratação pública.
Advogou a necessidade de uma reflexão sobre o actual modelo de contratação pública, visto que, no seu entender, às necessidades actuais.
“Se nenhuma das partes está satisfeita, temos de rever o modelo”, disse.
Nesta altura são 46 empresas que constam da lista negra do Serviço Nacional de Contratação Pública. Nos próximos 3 anos, as empresas em causa estão proibidas de participar em concursos de contratação pública.