Connect with us

Cultura

Mais de 30 filmes em exibição na 4ª edição do Fesc-Kianda

Published

on

São no total 36 filmes que retratam a realidade da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a serem exibidos durante a 4ª edição do Festival Internacional de Curta Metragem (Fesc-Kianda), que arrancou nesta sexta-feira, 20, em Luanda.

O festival, que decorrerá até ao dia 27 do corrente mês, irá apresentar 36 filmes dos países da Comunidades de Língua Portuguesa (CPLP), que retratam diversos assuntos da realidade social dos países lusófonos.

A abertura do evento ficou ainda marcada com uma homenagem ao cineasta angolano Asdrúbal Rebelo, pelos seus feitos no cinema nacional.

O evento, que vai atribuir 25 distinções e certificados de participação ao Melhor filme, realizador, actor, actriz, figurino e fotografia, tem como objectivo incentivar a produção nacional, distribuição e difusão de obras cinematográficas e audiovisuais.

Pretende igualmente promover o debate sobre o mercado de distribuição e a exibição cinematográfica nacional, bem como incentivar a sociedade a apreciar e divulgar as obras de cinema e audiovisual na CPLP, incitar o investimento, atrair financiamento, bem como garantir que se faça intercâmbio dentro e fora da comunidade.

Promovido VS Lequeus Audiovisual, o evento vai analisar questões relacionadas com a sétima arte, entre estudantes e profissionais da área.

Participam do festival, que decorre sob o lema “Cinema como fonte de desenvolvimento”, artistas do Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau.

A terceira edição realizou-se em Janeiro de 2022 e o homenageado foi o cineasta angolano Nguxi dos Santos.