Connect with us

Sociedade

Mais de 200 quadros da saúde regressam ao país

Published

on

Um total de 205 estudantes licenciados em Cuba, em várias especialidades de saúde, chegaram neste domingo ao país, depois de 6 anos de formação.

Do total de finalistas, 187 foram formados em medicina geral e 18 em Ciências da Saúde, nas especialidades de bioanalises clínicas, enfermagem, estomatologia,  nutrição, óptica e optometria.

No acto de recepção dos bolseiros, a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, considerou positivo os resultados alcançados nas áreas da saúde,  educação e ensino suprior no país.

 Ao se referir ao número de técnicos de saúde formados em Cuba desde 2017, Carolina Cerqueira disse que a aposta visa melhorar o assistência no sistema de saúde nacional.

A aposta na construção de várias unidades hospitalares no país, instituições de ensino, no âmbito do PIIM e outros programas, também foram referidas pela ministra.

“O potencial humano deve acompanhar o crescimento físico, daí a aposta do Governo na formação de especialistas na área da saúde e outros sectores importantes para o engrandecimento do país”, disse.

Por sua vez a ministra do Ensino Superior, Maria do Rosário Bragança Sambo,  sublinhou   a  importância da formação de quadros, tendo acrescentado que estudantes vão terminar a formação em 2023, resultante de acordo entre Angola e Cuba.

Já a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, destacou a aposta do Governo angolano na formação de quadros, com destaque para a saúde, educação e ensino superior.

 A titular da pasta da saúde explicou que serão criadas condições administrativas e outras para que os recém-formados sejam enquadrados nas unidades sanitárias, desde a rede primária, centros de saúde, hospitais municipais.

Mais de 40 mil angolanos foram formados, desde a década de 80, em diversas especialidades, na República de Cuba.

No sector da Saude 777 quadros angolanos foram formados em Cuba nos últimos cinco anos.

C/Angop

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *