Connect with us

Sociedade

Mais de 200 pacientes abandonam tratamento de tuberculose em 2023

Published

on

Cerca de 220 pacientes abandonaram o tratamento de tuberculose durante o ano 2023, no Hospital Provincial Sanatório, em Luanda, devido à falta de condições sociais e outros factores.

A informação foi avançada pelo director-geral da instituição, Baptista Manuel da Costa, realçando que a situação é recorrente e, comparativamente ao ano de 2022, registou-se um aumento de 142 casos, o que constitui preocupação das autoridades sanitárias da província.

Baptista Manuel da Costa apontou o baixo poder económico como a principal causa do abandono do tratamento, tendo em conta que o doente com tuberculose carece de alimentação saudável e a maioria não tem possibilidades de manter uma dieta adequada.

Já os novos casos, realçou, reduziram 329, sendo que em 2023 foram registados  1386 contra os 1715 do ano 2022.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.