Sociedade
Mais de 200 novos casos de cancro diagnosticados de Janeiro a Setembro
O Instituto Angolano do Controlo do Cancro (IACC) diagnosticou, no período de Janeiro a Setembro deste ano, um total de 230 novos casos de cancro da mama.
A informação foi prestada ontem, em Luanda, pela directora clínica da instituição, Sales Cândido, por ocasião do Outubro Rosa.
A responsável referiu que em média, o IACC regista 200 novos casos por ano, destes um terço acaba por morrer por receberem um diagnóstico tardio da doença.
Sales Cândido adiantou ainda que, dos novos casos diagnosticados todos os anos, um por cento são homens. Devido aos números, disse, o instituto tem um registo de 20 casos de cancro da mama em homens.
A oncologista explicou que o instituto atende, diariamente, 500 pessoas, em consultas de seguimento, especialidade, exames e rastreio. As estatísticas, explicou, indicam que, por não haver um programa de prevenção, os números vão continuar a crescer.
De acordo com a médica, a raça negra diferente da branca, tem maior predisposição de desenvolver o cancro da mama de forma mais agressiva.
Actualmente, adiantou, a doença ainda é uma patologia desafiante para o mundo da medicina, porque, mesmo sem grandes factores de risco, muitas pessoas são acometidas pela doença.