Sociedade
Mais de 1400 mortos em acidentes de viação nos primeiros seis meses deste ano
Os acidentes de viação provocaram a morte de 1.482 pessoas nos primeiros seis meses deste ano em Angola, informou na sexta-feira, o porta-voz da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária da Polícia Nacional, superintendente-chefe Adriano do Rosário.
No mesmo período, o país registou 6.055 acidentes, que resultaram ainda em 8.582 feridos, números que representam um aumento em comparação ao ano passado.
As autoridades continuam preocupadas, sobretudo porque a sinistralidade rodoviária permanece como a segunda maior causa de morte no país e a primeira de deficiência física, afectando sobretudo jovens entre os 18 e 46 anos.
Adriano do Rosário reconheceu que, na recta final do ano, há historicamente uma tendência de agravamento dos índices de sinistralidade, motivo pelo qual garantiu a intensificação das acções de prevenção e fiscalização para travar o aumento dos acidentes.
Na ocasião, o secretário-geral do CICA, reverendo Valdimir Agostinho, apelou à preservação da vida e à responsabilidade dos automobilistas, lembrando que quem conduz “tem a vida de muitas pessoas nas mãos” e deve agir com prudência.