Politica
Mais de 120 mil cidadãos passam a beneficiar de água potável nas Lundas Norte e Sul
Mais de 120 mil cidadãos nas províncias da Lunda Norte e Lunda Sul passam a beneficiar-se de água potável, com a inauguração, nesta segunda-feira, 01, de vários centros de captação e distribuição do precioso líquido, pelo ministro João Baptista Borges. A notícia consta de um comunicado de imprensa daquele departamento ministerial, a que o Correio da Kianda teve acesso, neste domingo, 31 de Janeiro, dando conta da jornada de trabalho da delegação do Ministério da Energia e Águas, durante dois dias nas duas províncias do leste do país.
O comunicado refere que na província da Lunda Norte, a comitiva de João Baptista Borges vai inaugurar o Sistema de Águas do Município do Cuilo, para beneficiar 7.523 habitantes na região. Esta inauguração vai abranger igualmente “152 ligações domiciliares, 237 ligações por torneiras de quintal e 13 chafarizes de 4 bicas” naquele município.
Já em Xá-Muteba o equipamento social a ser inaugurado vai beneficiar 8.116 habitantes, cuja captação será a partir de Kamitobo, com capacidade de 50 m3/hora. Contará igualmente com 53 ligações domiciliares, 335 ligações por torneiras de quintal e 9 chafarizes de 4 bicas.
A nota avança ainda que cerca de 9580 habitantes do Município do Lubalo vão igualmente ser agraciados com 136 ligações domiciliares, 204 ligações por torneiras de quintal e a construção de 12 chafarizes de 4 bicas, com a inauguração do Sistema de Abastecimento de Águas do município. Tendo a sua captação no rio Luangama com capacidade de 50m3/hora.
“Haverá ainda tempo para a inauguração do Sistema de Abastecimento de Águas do Lucapa*, sendo que, neste caso, a estimativa de população a ser abrangida é de 82.100 habitantes, contando ainda com 795 ligações domiciliares, 5.705 ligações por torneiras de quintal e 61 chafarizes de 4 bicas”, lê-se na nota.
O ministro da Energia e Água vai também visitar a Central Térmica do Lucapa, a captação de água, o centro de distribuição e ligações domiciliares. Já no município do Chitato, será inaugurado o Laboratório de Análise de Águas do Dundo e o Sistema de Águas do município do Chitato. Um Sistema que em termos técnicos, prevê abranger uma população estimada em cerca de 21.785 habitantes, contando ainda com 166 ligações domiciliares, 889 ligações por torneiras de quintal e a construção de 24 chafarizes de 4 bicas.
No sector da electricidade, a comitiva do Ministério visitará as obras do Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo e a Central Térmica do Dundo, enquadrados no programa de Reabilitação e Reforço de Potência do Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo, com vista ao aumento da capacidade de energia eléctrica, reduzir e eliminar o défice de energia à cidade do Dundo e de outras cidades circunvizinhas.
O Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo compreende uma empreitada que pretende, passar de 8 MW de capacidade de produção de energia eléctrica para 34 MW. Prevê ainda a realização de uma nova subestação de 60 KV, a remodelação da estrada de acesso à barragem, a reabilitação da antiga Central Hidroeléctrica (futuro museu) e estima-se que irá beneficiar cerca de 10.600 famílias, contando com a geração de 250 empregos nacionais directos e 150 expatriados.
Na deslocação desta segunda-feira, 01 de Fevereiro às duas províncias, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, faz-se acompanhar do Secretário de Estado das Águas, Lucrécio Alexandre da Costa, dos Presidentes dos Conselhos de Administração da PRODEL, RNT e ENDE e outros altos responsáveis daquele departamento ministerial e das empresas do sector nas províncias da Lunda Norte e Lunda Sul.