Connect with us

Sociedade

Mais de 10 mil crianças e jovens beneficiam de projecto da Associação Visão Propósito (VPA 20/20)

Redação

Published

on

mais de 10 mil crianças e jovens beneficiam de projecto da associação visão propósito (vpa 20/20) - e2e27c1047970fbdbf06ca8536a2ed4fe6e9c5db38a1d3615304ca35fdf43f7d - Mais de 10 mil crianças e jovens beneficiam de projecto da Associação Visão Propósito (VPA 20/20)

Mais de 10 mil crianças e jovens beneficiam de projecto da Associação Visão Propósito (VPA 20/20)

A Associação Visão Propósito Acção (VPA 20/20) irá implementar novos projectos de bibliotecas e um laboratório que irão beneficiar, de forma directa e indirecta, 10 mil jovens. O evento de apresentação decorreu no passado dia 11 de Julho, onde perante Membros da Associação, Parceiros e algum público, foram partilhados todos os detalhes a propósito dessas 3 novas iniciativas que serão desenvolvidas pela associação.

Segundo uma nota de imprensa chegada a redação do Correio da Kianda, o projecto de Bibliotecas móveis, surgem da necessidade de levar até às crianças, a experiência com o livro de forma atractiva. “Sentimos dificuldade em movimentar as crianças sempre que tivéssemos na nossa agenda algo mais lúdico. Daí ter surgido a ideia de fazer o movimento ao contrário”.

VPA 20/20LAB: Posiciona-se como um espaço que valoriza o conhecimento científico como pilar para o entendimento dos ecossistemas sociopolíticos que são hoje o berço e o campo operacional das comunidades. O objectivo é fazer do LAB um espaço seguro aberto aos jovens, onde possam debater, partilhar e edificar diferentes ideias e pensamentos cultivados no espaço ou não.

Quanto a Biblioteca comunitária, a ideia da associação, é fazer do livro a ferramenta essencial para diminuir as assimetrias, tendo em conta  a mobilidade das periferias para os grandes centros é ainda no nosso país um problema gritante para muitos jovens.

“Pretendemos criar espaços seguros onde o debate, a partilha, a troca e a edificação de diferentes pontos de vista são cultivados e entendidos como uma necessidade de toda e qualquer comunidade humana. Estes projetos reafirmam esta nossa visão e representam a consolidação de acções que temos vindo a realizar no último ano”, afirma Tchissola Mosquito fundadora da VPA 20/20.

Além da recolha de livros, da preparação do veículo dedicado às Bibliotecas Móveis e da reabilitação da Biblioteca Comunitária, a VPA 20/20 promoveu a formação de voluntários em biblioteconomia, de modo a garantir a correcta organização e conservação dos livros doados.

A associação tem implementado nos últimos dois anos um outro projecto denominado Clubes de Leituras, desenvolvido actualmente nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla e Namibe, com o envolvimento de mais de 2000 jovens entre voluntários, que animam os clubes, e participantes.

A Associação Visão Propósito Acção (VPA 20/20) foi fundada em 2017 por Tchissola Mosquito e dedica-se à implementação de projectos de carácter social que potenciem o trabalho das Instituições de Solidariedade Social, através da disponibilização de apoio à gestão da organização, realização de acções de formação e angariação de bens.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (16)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (18)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (71)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (11)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação