Politica
Maioria dos deputados do Bloco de Esquerda não aplaudiu discurso de João Lourenço
Os deputados do PSD, PS, CDS-PP, PCP e Verdes aplaudiram hoje de pé o discurso do Presidente da República de Angola, João Lourenço, na Assembleia da República, ao contrário da bancada do Bloco de Esquerda.
No BE, a maioria dos deputados não se levantaram nem aplaudiram o discurso do presidente João Lourenço, tal como o deputado único do PAN, André Silva.
O deputado bloquista e vice-presidente da Assembleia da República portuguesa José Manuel Pureza foi uma das exceções, tal como Jorge Campos.
Também a bancada do Governo se levantou para aplaudir João Lourenço.
João Lourenço foi o segundo chefe de Estado, desde 2016, a ser recebido e a discursar na Assembleia da República, depois do rei Filipe VI de Espanha, há dois anos.
Na sessão solene de hoje, estiveram presentes o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, e discursou, além de João Lourenço, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
Desde 1990, foram 17 os chefes do Estado e do Governo a serem recebidos, em sessão solene, como o presidente timorense Xanana Gusmão, Lula da Silva (Brasil), Lech Walesa (Polónia), o rei Juan Carlos (Espanha), Jacques Chirac (França) e ainda Vaclav Havel.
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, iniciou hoje a sua primeira visita de Estado a Portugal com a normalização das relações entre os dois países e a regularização das dívidas às empresas portuguesas em pano de fundo.