Mundo
Maduro ordena mudança de escritório da companhia petrolífera PDVSA de Lisboa a Moscovo
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou a mudança do escritório da companhia petrolífera estatal PDVSA de Lisboa a Moscovo para garantir a segurança dos ativos do país, anunciou esta sexta-feira a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez.
“A Europa não dá garantias de respeito aos nossos ativos”, disse Rodríguez durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, em Moscovo.
A vice-presidente afirmou que os países capitalistas estão a violar as suas própias leis ao congelar os bens da Venezuela em bancos ocidentais e qualificou de um “roubo à mão armada” o que está a acontecer atualmente com os recursos financeiros da Venezuela.
Os Estados Unidos aplicaram várias rondas de sanções económicas a dirigentes do Governo de Nicolás Maduro e da estatal Pdvsa, principal fonte de rendimentos por exportações do país.
Além disso, Washington ameaçou com represálias a países que façam negócios relacionados com o ouro ou o petróleo da Venezuela.
Por sua vez, a Rússia rejeita categoricamente a pressão feita através de sanções contra o Governo de Caracas e advoga pelo diálogo como a única via para resolver a grave crise política no país latino-americano.
EFE