Ligar-se a nós

Mundo

Macron acusa África de “hipocrisia” relativamente à guerra na Ucrânia

Publicado

em

O Presidente francês, Emmanuel Macron, que se encontra de visita de Estado nos Camarões, denunciou esta terça-feira “a hipocrisia” ouvida “especialmente no continente africano” que consiste em não reconhecer claramente a “agressão unilateral” da Rússia à Ucrânia, como faz a União Europeia.

“A escolha feita pelos europeus não é de modo algum participar nesta guerra, mas reconhecê-la e nomeá-la. Onde muitas vezes vejo hipocrisia, especialmente no continente africano (…) é não se saber qualificar uma guerra e desconhecer quem a iniciou”, disse o Presidente francês numa Conferência de Imprensa conjunta em Yaoundé com o seu homólogo camaronês, Paul Biya.

Emmanuel Macron iniciou esta terça-feira, nos Camarões, uma deslocação de quatro dias pelo continente africano, que o levará depois ao Benim e Guiné-Bissau.

Esta viagem permitirá ao Presidente francês reafirmar o seu “compromisso com o processo de renovação da relação da França com o continente africano”, explicou em Paris a Presidência francesa.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar já matou mais de 5.100 civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Vado Lemos

    27/07/2022 em 9:20 am

    Quando invadiram a Líbia perguntaram ou pediram aos africanos alguma coisa?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD