Connect with us

Sociedade

Má nutrição e surto de sarna afligem crianças da comunidade Khoisan

Published

on

A situação da má nutrição e surto de sarna em crianças da comunidade Khoisan, em Menongue, no Cuando Cubango, preocupa as autoridades, que pedem um trabalho minucioso e mobilização de meios e técnicos do Ministério da Saúde, para que esta situação seja rapidamente resolvida.

A recomendação foi feita pelo grupo técnico da Comissão Multissectorial, depois da auscultação à comunidade local, onde constataram que quase todas as famílias visitadas têm problemas de má nutrição e sarna avançada.

O secretário executivo do Conselho Nacional da Família, Ângelo Cambera, disse no final do trabalho de constatação de três dias, realizado na semana passada, que o surto de sarna está a afectar muitas crianças desde o ano passado (2023), por isso, pede a colaboração do Ministério da Saúde, em coordenação com o Governo Provincial e as administrações municipais, a realizarem uma campanha de vacinação, tendo em conta a vulnerabilidade a que estão expostas.

Ângelo Cambera avança que dos municípios auscultados o de Menongue, nas comunas do Jamba Cueio e do Caiundo, passam por muitos problemas, entre saúde, educação e habitação.

Na província do Cuando Cubango há pelo menos 31 comunidades Khoisan, nos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale, Cuangar, Calai, Dirico, Nancova, Mavinga e Rivungo. A maioria ainda sobrevive de forma primitiva, através da caça e recolha de frutos silvestres.

Colunistas