Connect with us

Sociedade

Luto: faleceu autor da bandeira de Angola

Published

on

Faleceu este domingo, 15, em Lisboa, Portugal, o nacionalista angolano Henrique de Carvalho Santos, aos 83 anos de idade, vítima de doença.

Conhecido como “Onambwé”, nasceu em Porto Amboim, Cuanza Sul, no dia 5 de Maio de 1940. Casado, pai de seis filhos, possuía um mestrado em Geologia.

Nas vésperas da proclamação da independência nacional, foi encarregue de executar o desenho da bandeira nacional, bem como da insígnia do país

Segundo comunicado da Embaixada de Angola em Portugal, Henrique de Carvalho Santos teve “um passado militar distinto, na luta pela independência nacional, subscreveu em 1974 a proclamação das FAPLA – Forças Armadas Populares de Libertação de Angola, ano em que participou na preparação da conferência Inter-Regional, que decorreu no Lundoge, na Frente Leste, onde foi eleito membro do Comité Central do MPLA e mais tarde nomeado Secretário do Comité Central para a Informação (DOR)”.

Após a assinatura do cessar-fogo com o Governo português, foi encarregue de ler, em pleno Estádio da Cidadela, a 9 de Agosto desse ano, a importante declaração que o MPLA dirigiu à população de Luanda e na qual se assumiu como força mais melhor preparada para governar Angola.

Assumiu vários cargos até passar à reserva com o grau de major-general das FAPLA, a 07 de Outubro de 1992. Em 1995 foi promovido a tenente-general das FAA e é
reformado a 31 de Dezembro de 1998 como general.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD