Connect with us

Opinião

Luther Rescova e a necessária continuidade do processo de transição geracional

Walter Ferreira

Published

on

Falar do governador da província de Luanda Luther Rescova, pode não significar necessariamente falar sobre os actos de governação do jovem governador. É fundamental separar o âmbito sobre a percepção que se procura disseminar na sociedade .

A província de Luanda, sempre foi o bastião de uma geração mais velha na condução dos destinos da actividade política na capital do país, e é de facto com o presidente João Lourenço no poder, que verificamos não apenas a ascensão de jovens em cargos políticos, mas também, a necessidade de se procurar responder as exigências da actualidade.

Devemos olhar para o simbolismo da conquista do governador da província de Luanda Luther Rescova, como um desafio da época, onde se pode perspectivar um conjunto de novas oportunidades na captação de valências quer ao nível do MPLA, como também na sociedade .

Os partidos políticos disputam na maior praça eleitoral a sua capacidade de inserção na sociedade e porque vivemos num novo contexto social de expectativas, isso obriga involuntariamente a reconfiguração de novas dinâmicas sociais e políticas para a província de Luanda.

O processo de transição geracional não pode anular a lógica de continuidade no principal partido de responsabilidade pública, e é aqui onde reside a suspeita da consolidação deste processo de transição geracional.

O MPLA tem pela frente o desafio de gestão da sua imagem, e o Estado o desafio de concretizar as políticas públicas num horizonte temporal de mais um ano . A nomeação do governador da província de Luanda, é também um teste partilhado com uma geração de jovens que apesar de não fazer parte da máquina partidária, se identifica pela causa da sua contemporaneidade.

A transição geracional está acontecer nos vários segmentos da actividade política nacional, ao nível dos partidos políticos, e na esfera do espaço público com novos protagonistas de intervenção social e fazedores de opinião que emergem com mérito nesta inequívoca mudança que procura ser tão urgente na protecção
da chamada cumplicidade geracional.

Luther Rescova, começou por rejuvenescer a sede do governo da província, seguiu com as administrações municipais, e agora lhe resta mobilizar as valências para a execução das acções que estão definidas no seu programa de investimento público.

Há mais vantagens para se manter o actual governador Luther Rescova no pelouro da Mutamba, por razões de eficácia , e também pelo capital político que o torna numa autoridade de concorrência natural aos seus adversários de disputa eleitoral . A juventude precisa de se unir em torno de iniciativas inclusivas, sendo certo que só uma nova dinamica e uma concertação social é que muitos problemas poderão ser resolvidos .

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD